Quem vence o mundo?

“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1 João 5:5)

Cerca de 80/90 anos depois do Apóstolo João ter ouvido, nos últimos momentos de vida, do Mestre a Sua declaração final de vitória, “eu venci o mundo” (João 16.33), ele escreve (com o objetivo de combater uma heresia na Igreja) aos irmãos lhes declarando o segredo para vencer o mundo.

No início do capítulo ele afirma que a obediência aos mandamentos de Deus é uma demonstração de amor, não apenas a Deus, mas também aos meus irmãos (vv. 1-2).

Depois ele declara que a nossa fé em Cristo nos faz vencer o mundo (v. 4).

Não é a sua força, a sua capacidade intelectual ou suas habilidades que lhe farão vencer o mundo e seus prazeres.

Nenhum homem consegue vencer a si mesmo e a sua natureza pecaminosa sem que, algo mais forte e maior do que sua própria natureza lhe auxilie nessa luta.

E, relembrando o que o Mestre havia dito há quase 90 anos, o Apóstolo João estabelece uma relação entre a vitória de Cristo sobre o mundo e a vitória dos discípulos sobre o mundo.

Se Jesus venceu o mundo, seus prazeres e morreu como o Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo então nós, quando depositamos nossa fé nEle, estamos confiando em Seu poder, confiamos em Sua capacidade que é muito superior à nossa capacidade.

Hey, não há outra maneira de vencer o mundo, de negar a própria carne, de abandonar o pecado e de viver em santidade se não crermos em Jesus. Mas a fé que João declara no versículo 5 não se trata apenas de um conhecimento da existência de Deus.

Mas um conhecimento que nos leva à obediência aos mandamentos de Deus. Ele deixa bem claro, no versículo 3, que aquele que ama a Deus obedece aos Seus mandamentos, pois eles não são pesados.

Confie em Cristo, Ele venceu o mundo e, quando você confia nEle e em Sua obra, o Espírito Santo lhe capacita para vencer o mundo também.

Que Deus lhe abençoe e até amanhã em mais um #LittleDevocional.

#LITTLEDEVOCIONAL em seu WhatsApp

Receba nossos devocionais diretamente em seu WhatsApp. Junte-se à comunidade Little Son!

Hey, o que achou?

Deixe seus comentários